top of page

trabalho programático "um"

SÍTIO como SISTEMA

Inserção territorial

Localizado na região Centro-oeste do Brasil, o Distrito Federal - DF, foi idealizado por um projeto do então presidente Juscelino Kubitschek de mudança da capital nacional da cidade do Rio de Janeiro para o centro do país (Wikipedia). É composto atualmente por 33 Regiões administrativas com, aproximadamente, 2,9 milhões de habitantes segundo o senso demográfico de 2012, distribuídas em uma área de 5779 km². A população do DF cresceu 9,6% entre o censo de 2010 e o de 2022, segundo dados divulgados pelo portal de notícias da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC, representando a segunda maior média nacional, impactando tanto na densidade demográfica como na expansão de novas áreas urbanas.  Além do crescimento populacional e da expansão de áreas ocupadas, a área de cerrado que o DF ocupa aliada ao relevo de planalto, contribui para o desenvolvimento de atividades econômicas rurais mas traz constante preocupação com a vigilância e preservação das áreas de proteção ambiental.

MAPA_DF_RAs.png
BRASIL DESTACANDO DF - VERMELHO.png
OCUPAÇÃO URBANA DO DF
Evolução do processo de ocupação urbana 

No processo de crescimento e desenvolvimento urbano do DF demonstrado cronologicamente no vídeo ao lado, podemos observar a densificação da áreas centrais junto a Sobradinho e Taguatinga no início das ocupações e, a partir da década de 80, a capilarização das novas área ocupadas. Na década de 90, regiões norte e oeste apresentam maior incremento de áreas urbanas ocupadas. Nos anos 2000 há maior ocupação de áreas na região sul e leste. A partir dos anos 2010 percebe-se maior crescimento de áreas ocupadas nas regiões norte e leste.

População atual

A população do DF, segundo informações do portal da EBC retiradas do senso de 2022, teve o segundo maior percentual de crescimento no país, ficando atrás apenas do estado de São Paulo.

De acordo com Censo Demográfico 2022 do IBGE, a população de Brasília chegou à marca dos 2.817.068 habitantes, cerca de 1,4% da população do país.

O vídeo traz informações sobre o quantitativo populacional nas RA's do DF.

"terceira maior cidade do Brasil"

A densidade urbana fala sobre a concentração populacional em determinado espaço urbana através de moradia. Taguatinga, Vicente Pires, Ceilândia e Paranoá, são as RA's que apresentam as áreas de alta densidade urbana.

densidade urbana
=
__________
km²
habitantes
Densidade urbana
Macrozoneamento do DF

O macrozoneamento do território consiste em um dos elementos normativos do Plano Diretor. Traduz-se na conformação de diversas parcelas de território destinadas funcionalmente e racionalmente a determinadas ocupações. (Seduhdf,2007). O DF é dividido hoje em 3 macrozonas, são elas: a macrozona urbana, onde se desenvolvem as atividades urbanas em geral, incluindo a área urbana de tombamento, a macrozona rural e a macrozona de proteção integral onde se localizam parques, reservas e estações ecológicas que estão protegidas da exploração de finalidades comerciais ou mesmo de parcelamento.

Assentamentos rurais
Processos regularizatórios

Os assentamentos rurais, áreas de acomodação de famílias e trabalhadores que usam a terra como meio de produção, estão localizados na macrozona rural do DF. O mapa mostra aqueles assentamentos reconhecidos pelo estado. Observa-se aior oncentração destes assentamentos na região norte.

A regularização fundiária no DF é um ponio de destaque frente ao processo de ocupação da região. O vídeo mostra as manchas correspondentes aos setores de regularização, às áreas de regularização e às ofertas de novas áreas habitacionais em contraponto aos locais onde há ocupação informal no DF. Nota-se que as manchas que dizem respeito aos processos de regularização já são áreas ocupadas, algumas de média e alta densidade urbana. Quando relacionamos, portanto a ofertas de novas áreas habitacionais aos inúmeros pontos de ocupações informais espalhados por todo o DF, percebemos que incapacidade de absorção da demanda.

CARACTERÍSTICAS AMBIENTAIS DO DF
Conectores ambientais

O DF tem grandes áreas de proteção de bioma e de mananciais que estão interligadas por conectores ambientais (rios, córregos, lagos), além das áreas de tombamento, como o parque nacional. Essas áreas estão localizadas em bacias hidrográficas que abastecem as RA's e dão a capacidade de manutencão de redes de fornecimento de água.

Áreas ambientais
ÁREAS AMBIENTAIS.png

Com a finalidade de preservar as importantes áreas de conservação ambientais do DF, o plano diretor determina as limitações físicas e burocráticas de utilização do solo.

A seguir, no mapa, temos a diferenciação das áreas de proteção integral e de uso controlado, além da oferta das novas áreas ambientais.

Abastecimento e tratamento de água

Segundo a Agência reguladora de águas, energia e saneamento básico do Distrito Federal - ADASA, o sistema de abastecimento de água do Distrito Federal é composto por cinco sistemas produtores: Descoberto, Torto-Santa Maria, Sobradinho-Planaltina, Brazlândia e São Sebastião.

O mapa acima mostra as unidades de abastecimento, que regulam a oferta de água para as RA's, os pontos onde á ligações regulares de água e as estações de tratamento. 

Linhas de alta tenção e pontos de aproveitamento energético

Apesar de estar localizado na região central do país, o DF é abastecido energeticamente pela produção de energia das outras unidades da federação já que não se trata de um polo produtor de energias.

No mapa podemos observar que existem pontos de aproveitamento de energia produzida em hidrelétricas e os demais pontos de  são pontos de transmissão de energia vindos de pontos de transmissão existentes em outros estados.

Bacias hidrográficas

As bacias hidrográficas representadas abaixo mostram as extensões de escoamento de água no DF e o vídeo mostra as regiões administrativas e as bacias que as alimentam, respetivamente.

EQUIPAMENTOS PÚBLICOS NO DF
Equipamentos urbanos

O vídeo mapa abaixo mostra os locais de predominância dos principais equipamentos urbanos, dentre eles: parques urbanos, saúde, esporte e lazer, escolas públicas, espaços comunitários, espaços culturais, feiras livres, equipamentos de segurança, câmeras de segurança.

A análise desses mapas é relevante, principalmente quando comparada ao índices ja apresentados de densidade urbana e renda.

ECONOMIA NO DF
Bolsa família
Poder aquisitivo por pessoa por RA
Bolsa Família.png

No mapa abaixo podemos identificar as RA's com maior número de família cadastradas para recebimento de bolsa familia.

PODER AQUISITIVO POR RA.png

Abaixo temos as RA's e os dados de poder aquisitivo per capta.

MOBILIDADE NO DF
Modalidades de transporte
TUDO DE TRANSPORTE.png

No DF, o modal rodoviário se impõe, com forte trânsito de carros e veículos de transporte coletivo. Segundo dados do IPEA, o Transporte Individual consolida-se, ano apos anos, como o principal meio de deslocamento dos brasilienses. Em seguida, temos os ônibus coletivos, responsáveis por uma taxa de 30,9%, e o transporte não motorizado, com 27,8%. Por mais que o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) conte com diretrizes para a descentralização das atividades no DF, o Plano Piloto ainda é a RA com maior número de linhas e frotas de veículos, ao passo que abriga boa parte das zonas de alta demanda de transporte indivual. O norte do território, que abriga regiões como Sobradinho I e II, Planaltina e Itapoã, é uma das regiões com menos oferta de transporte público, mesmo uma das parte mais populosas. Modalidades como metrô , BRT e ferrovias sequer chegam à área, sendo esta apenas contemplada com ônibus coletivos de baixa frota e variedade de linhas.

poligonal de SOBRADINHO I
bottom of page